Miércoles, 26 Julio, 2017


Defesa de Lula entra com primeiro recurso contra condenação na Lava Jato

Defesa de Lula entra com primeiro recurso contra condenação na Lava Jato Defesa de Lula entra com primeiro recurso contra condenação na Lava Jato
Madre Tamez | Julio 16, 2017, 00:25

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram, na noite desta sexta-feira (14), o primeiro recurso contra a sentença que o condenou na Operação Lava Jato. Pela primeira vez, um antigo presidente foi condenado a pena de prisão.

Entre os que não vão ler, talvez se inclua o Dr. Sérgio Moro, que - como à sentença - já tem pronta a resposta rápida e pronta, dizendo que a defesa quer discutir o mérito da sentença por meio inadequado e, portanto, não vem ao caso esclarecer o que ela pede que seja esclarecido, o seu critério de valoração de testemunhos e documentos.

"Denota-se uma análise completamente subvertida sobre os elementos de prova em um procedimento criminal, evidentemente seletivo em favor da tese acusatória", denuncia a defesa. Obviamente, o ato indicado como fundamento para a incriminação e condenação de Lula simplesmente não existe e nunca existiu.

Serge Gnabry on the move again as Hoffenheim sign him on loan
News of Gnabry's temporary departure came days after Bayern confirmed the capture of James Rodriguez on a two-year loan deal from Real Madrid .


Embargos, em direito processual, são questionamentos para sanar "obscuridade, ambiguidade, contradição ou omissão" na sentença e têm prazo de dois dias para serem apresentados. Se a defesa se lastreia em delação, nenhuma condenação pode se manter em pé - ainda que vários delatores tenham falado”, reforça Fonteles. A condenação de Lula da Silva deveu-se aos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro e diz respeito ao caso Lava Jato e a um suborno que Lula recebeu da construtora OAS. Só então Lula será preso e pode se tornar inelegível. Moro, porém, não pediu a prisão preventiva do petista, que poderá recorrer da decisão em liberdade. Se a confirmação não sair antes de outubro de 2018, o ex-presidente não será enquadrado na Lei da Ficha Limpa e poderá concorrer na próxima eleição presidencial. Esses valores, que somam mais de 3,7 milhões de reais, não foram pagos em espécie, mas por meio da compra e reforma de um apartamento no Guarujá.

Em evento de posse da direção do Partido dos Trabalhadores (PT) de Diadema, em São Paulo, Lula reafirmou que a única prova que existe no processo é de sua inocência.

Em seguida, disse que Moro é otimista sobre a expectativa de vida do ex-presidente. Permita que alguém cuide desse povo porque ele não está precisando ser governado pela elite, mas por alguém que conheça a alma dele e saiba o que é a fome e o desemprego e a vida dura que leva o povo pobre desse país. "Se eles não me condenassem, o golpe não teria sentido".